advert 1

Recomendações aos Estudantes

Este documento contém um conjunto de informações e recomendações que devem ajudá-la(o) a planejar os seus estudos no Programa de Pós-Graduação em História da UnB. O texto é dirigido (em primeiro lugar, mas não exclusivamente) aos ingressantes no mestrado e no doutorado. Leia-o com atenção, defina uma estratégia de estudos e discuta-a com o seu orientador. Para maiores detalhes consulte o Regulamento do PPGHIS e o Regulamento Geral de Pós-Graduação da UnB. Caso persistam dúvidas, não hesite em contatar a secretaria ou a coordenação do Programa.

 

1. Requisitos

 

A redação de um trabalho monográfico que demonstre competência para a pesquisa e a escrita históricas (bem como a subsequente defesa do mesmo perante banca examinadora) é a mais importante atividade a ser executada por um mestrando ou doutorando. Mas esse está longe de ser o único passo quando se fala em pós-graduação. Antes de defender o trabalho final, você precisa ter sido aprovado na defesa de projeto (no caso do mestrado) ou no exame de qualificação (no caso do doutorado). Além disso, você também precisa ter acumulado créditos em disciplinas.

 

2. Orientador

 

Como o trabalho na dissertação ou tese é o aspecto mais importante dos estudos de pós-graduação, você deve procurar definir quem será o seu orientador o quanto antes. Cabe ao orientador a tarefa de acompanhá-la(o) e aconselhá-la(o) nas diferentes atividades relacionadas ao trabalho final. O ideal é que você já tenha pensado no seu eventual orientador antes mesmo da sua aprovação no processo seletivo. O prazo de tolerância para a definição do orientador é de no máximo 6 meses. Também é possível vincular ao trabalho um co-orientador. Você deve procurar o coordenador do Programa, caso precise de apoio para fazer o primeiro contato com o orientador desejado.

A relação de orientação deve ser formalizada por meio de formulário a ser entregue à secretaria, assinado pelo estudante e pelo orientador. Cabe à Comissão de Pós-Graduação (uma comissão executiva formada por cinco professores e um representante discente) aprovar os pedidos de orientação.

 

3. Prazos

 

Os prazos regulamentares mais importantes a ter em mente são os seguintes:

- Defesa de projeto de mestrado: até o início do 3º semestre

- Defesa de dissertação de mestrado: até o final do 4º semestre

- Exame de qualificação de doutorado: até o início do 5º semestre

- Defesa de tese de doutorado: até o final do 8º semestre

No Regulamento do Programa está prevista a possibilidade de prorrogar os prazos para a defesa do trabalho final em até 1 semestre para o mestrado e 2 semestres para o doutorado. Todavia, não é recomendável imaginar que a prorrogação seja um expediente válido automaticamente em todo e qualquer caso. As solicitações de prorrogação de prazo devem indicar “razões amplamente justificadas e cronograma que claramente indique a viabilidade da conclusão do trabalho pelo aluno” (Res. Cepe 91/2004, art. 23, parág. único). Cabe à CPG analisar as solicitações de prorrogação e avaliar se as razões aduzidas em cada caso são ou não justificadas.

 

4. Créditos

 

Em geral, as disciplinas da pós-graduação, se cursadas com aprovação, totalizam 4 créditos. As principais exceções são as atividades de “Monitoria II” e “Estágio-docência”, que totalizam 2 créditos por semestre. Condição necessária para a conclusão do mestrado é a obtenção de, pelo menos, 18 créditos em disciplinas. No caso do doutorado é preciso obter, pelo menos, 26 créditos em disciplinas.

Em ambos os cursos, é obrigatória a aprovação nas disciplinas “Teoria e Metodologia da História” e “Seminário de Pesquisa Histórica”. Também é obrigatória a aprovação em pelo menos uma disciplina específica da linha de pesquisa à qual você está vinculada(o) (isto é, da linha de pesquisa à qual o seu orientador pertence).

O “Seminário de Pesquisa Histórica” é uma disciplina voltada para o aperfeiçoamento das pesquisas desenvolvidas por alunos de mestrado e doutorado do PPGHIS. Funciona como um espaço de discussão e reflexão sobre aspectos variados das pesquisas realizadas pelos estudantes do PPGHIS.

Aos alunos do mestrado, recomenda-se em geral que se dediquem às disciplinas nos dois primeiros semestres, de forma a ficarem com o último ano completamente livre para redigir a dissertação. O ideal é, no primeiro semestre, cursar “Teoria e Metodologia da História” e mais uma disciplina. É recomendável cursar o “Seminário de Pesquisa” apenas a partir do segundo semestre, uma vez que essa disciplina pressupõe que a sua investigação já tenha avançado para além dos contornos do pré-projeto apresentado por ocasião da seleção. Também é recomendável a obtenção de pelo menos 2 créditos em “Estágio-docência” ou “Monitoria II” ao longo do primeiro ano do curso. Não é recomendável cursar mais do que três disciplinas num mesmo semestre.

Em todo caso, antes de chegar a uma definição final acerca das disciplinas a serem cursadas, consulte o seu orientador.

É possível aproveitar créditos obtidos em disciplinas cursadas, seja como ex-aluno ou aluno especial deste ou de outro programa de pós-graduação. Não deixe, portanto, de frequentar disciplinas em outros programas, caso essas possam ajudar no desenvolvimento da sua pesquisa. Lembre-se, porém, de solicitar na Secretaria o aproveitamento ou equivalência dos créditos.

Os doutorandos poderão solicitar a equivalência e/ou aproveitamento de créditos cursados no mestrado. Também é necessário fazer essa solicitação na Secretaria. Não são aceitos pedidos de aproveitamento de crédito ou equivalência relativos às disciplinas “Teoria e Metodologia da História” e “Seminário de Pesquisa Histórica”, nem mesmo por parte dos estudantes do doutorado. 

 

5. Desligamento

 

Será desligado do Programa o(a) estudante que:

- ultrapassar os prazos regulamentares para a defesa do trabalho final, do exame de qualificação ou do projeto de mestrado.

- obtiver duas reprovações em disciplinas do curso;

- obtiver reprovação por duas vezes no exame de qualificação;

- for reprovado na defesa da dissertação de mestrado ou da tese de doutorado;

- tiver conduta ética inadequada (para outros casos, consulte o Regulamento do Programa).

 

6. Bolsas

 

O Programa estimula os seus estudantes a se dedicarem integralmente aos estudos de pós-graduação e conta para tanto com cotas de bolsa mestrado e doutorado da Capes e do CNPq. No início dos semestres letivos em que há entrada de novos alunos (aprovados em processo seletivo), abre-se um período de solicitação de bolsas. As bolsas são distribuídas na medida da sua disponibilidade, de acordo com a ordem de classificação dos solicitantes no processo seletivo.

Os bolsistas CAPES/DS de doutorado deverão cumprir no mínimo dois semestres de estágio-docência.

Não são concedidas bolsas aos estudantes que, na data da concessão, exerçam atividades profissionais remuneradas. Deixa de receber a bolsa a(o) estudante que, entre outras coisas, obtiver menção inferior a MS em disciplinas cursadas na pós-graduação; se mestrando, não realizar defesa de projeto até o final do seu 12º mês no curso; se doutorando, não realizar exame de qualificação até o final do seu 25º mês no curso. Para maiores informações, veja as Normas para a concessão e manutenção de bolsas do Programa.

 

7. E-mail institucional e acesso aos Periódicos CAPES

 

Todos os estudantes e professores da UnB (não só os do PPGHIS) podem ter um e-mail institucional, com o qual terão acesso à rede wireless dentro de todo o campus e ao portal de periódicos da CAPES, a partir de casa. Este último é um recurso de pesquisa importantíssimo. Quem não o conhece deve buscar conhecê-lo o quanto antes. O Portal de Periódicos oferece acesso a mais de 36.000 títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases exclusivas para patentes e mais de 250.000 e-books.

Também é possível acessar o Portal de Periódicos da Capes por meio do celular ou tablet. O aplicativo do Portal de Periódicos está disponível para IOS, Android e outros sistemas operacionais.

Links para as instruções de configuração mais relevantes seguem abaixo:

- Webmail UnB

- Acesso remoto aos Periódicos Capes

- App para celular/tablet