
Prof. Dr. Anderson R. Oliva
Resumo
Historiador e Professor Associado na área de História da África do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). Possui Licenciatura e Bacharelado em História pela UnB (1999 e 2000), mestrado em História Social e das Ideias (2002) e doutorado em História Social (2007), no PPGHIS-UnB. Foi professor de História da África no Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), entre 2006 e 2008. Possui experiência nos debates relacionados aos Estudos Africanos e ao Ensino de História da África. É professor/orientador no Programa de Pós-graduação em História da UnB, na linha de pesquisa História Cultural, Memórias e Identidades. Suas investigações têm resultado em publicações sobre as ideias e discursos produzidos sobre a África, as identidades africanas e diaspóricas e o ensino de História africana em Angola, Brasil e Portugal. Por fim, atua ou atuou como membro do conselho editorial de vários periódicos científicos, como a Revista História Hoje, da ANPUH.
Linha de Pesquisa
História Cultural, Memórias e Identidades;
Temas de interesse
Estudos africanos; Discursos e representações sobre os africanos; Ensino de história da África; Teorias Pós-Coloniais.
Principais publicações:
1) Livro: Lições sobre a África: Colonialismo e Racismo nas Representações sobre a África e os Africanos nos Manuais Escolares de História em Portugal (1990-2005). 1. ed. Curitiba: Appris, 2020. v. 1. 324p.
2) Livro: Reflexos da África. Ideias e representações sobre os africanos no imaginário ocidental, estudos de caso no Brasil e em Portugal. 1. ed. Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2010. v. 1. 234p.
3) Artigo: Identidades em campo. Discursos sobre a atuação de jogadores interculturais de origem africana e antilhana na seleção francesa de futebol. Revista de História (USP), v. 173, p. 395-425, 2015.
4) Artigo: Lições sobre a África: Abordagens da história africana nos livros didáticos brasileiros. Revista de História (USP), v. 161, p. 213-244, 2009
5) Capítulo de livro: A história africana nos bancos escolares: os impactos da Lei 10.639/03 20 anos depois. In: Felipe Paiva; Moisés Corrêa; Núbia Aguilar.. (Org.). África em contextos globais. Experiências de ensino, estratégias de pesquisa. 1ed.Brasília, DF: CD Comunicação, 2024, v. , p. 55-73. Em coautoria com Maria Telvira da Conceição.
Grupos de pesquisa
1) Núcleo de Estudos Afro-brasileiros – Neab;
2) Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Públicas, História, Educação das Relações Raciais e Gênero – Geppherg;
3) Laboratório de Ensino de História – LABEH.