Prof. Dr. Anderson R. Oliva

Resumo

Professor associado de Teoria da História; atua na Universidade de Brasília desde 2009. Sou historiador de formação, mas desde sempre com uma forte propensão para questões filosóficas – em especial, as relacionadas com o conhecimento histórico e com a própria ideia de história. As minhas investigações e escritos vão e vêm entre os polos da teoria da história e da história do pensamento histórico. Por isso, os historiadores tendem a pensar que sou filósofo, enquanto os filósofos não costumam ter dúvidas de que sou historiador. Tento encarar essa indefinição menos como um problema e mais como uma oportunidade para tentar tornar produtivo o antiquíssimo conflito existente entre história e teoria. Até o momento (2021), o meu trabalho mais importante é um livro sobre o problema da justificação da historiografia na obra do historiador alemão oitocentista J.G. Droysen, cuja base é a minha tese de doutorado.
Nos últimos anos, tenho dedicado boa parte do meu tempo de pesquisa ao problema da objetividade histórica, do qual procuro me aproximar desde as perspectivas ética e histórica, num esforço para complexificar e complementar abordagens anteriores que tendiam a assumir contornos mais puramente epistemológicos ou metodológicos. Na graduação e na pós-graduação tenho orientado projetos de pesquisa relativos a uma boa variedade de temas de teoria da história e de história das ideias. Tenho maior familiaridade com autores e discussões alemãs dos séculos 19 e 20, mas costumo encorajar investigações que se debrucem também sobre outras tradições teóricas e historiográficas. Estou aberto à orientação eventual de projetos centrados na história do pensamento político contemporâneo e na história cultural e política da Alemanha dos séculos 19 e 20. Afiliações profissionais: – Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia – Associação Nacional de História – International Commission for the History and Theory of Historiography – International Network for Theory of History.
 

Linha de Pesquisa

Ideias, Historiografia e Teoria;

Temas de interesse

Teoria da história; História da historiografia; Século XIX; História das ideias; História do pensamento histórico.

Principais publicações:

1) Livro: Plural Pasts: Historiography between Events and Structures. 1. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2023.

2) Livro: What Is History For?: Johann Gustav Droysen and the Functions of Historiography. 1. ed. New York: Berghahn Books, 2014. 242p.

3) Capítulo de livro: Droysen, Outline of the Theory of History – Introduction. In: Stefan Berger. (Org.). Bloomsbury History: Theory and Method. 2ed.London: Bloomsbury Publishing, 2022, v. , p. 1-26.

4) Capítulo de livro: History of Ideas and Its Surroundings. In: Stefan Berger et al.. (Org.). Bloomsbury History: Theory and Method Articles. 1ed.Londres: Bloomsbury Publishing, 2021, v. , p. 1-28.

5) Artigo: Alexandre Herculano and the Virtues of Engaged Objectivity. HISTORY OF THE HUMAN SCIENCES, v. Online, p. 1-24, 2025.

Grupos de pesquisa

1) Usos do passado;

2) Laboratório de Pesquisa em Ideias e Experiências da História (LAPIEH);

3) Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH);

4) International Network for the Theory of History (INTH);

5) International Commission for History and Theory of Historiography.

 

Pular para o conteúdo