Prof. Dr. Daniel Gomes de Carvalho

 
Atendimento: agendamento por e-mail.

Resumo

Possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (2012) e obteve, em dezembro de 2017, Doutorado em História Social na mesma Universidade, sob orientação de Modesto Florenzano. Visiting e Affiliated Scholar (2025-2026) na George Washington University (GWU), sob supervisão de Denver Brunsman. É professor, desde 2023, da Universidade de São Paulo (USP), na área de História Moderna. É professor, desde 2024, da Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo (USP). É Conselheiro da ANPUH-SP (gestão 2025-2026). Entre 2019 e 2023, foi professor adjunto da Universidade de Brasília (UnB), onde ministrou disciplinas na área de História Moderna e Contemporânea, foi coordenador do curso (2022-2023), editor-chefe da Revista História Histórias (2023), membro do Laboratório de História Social (LHS) e Conselheiro da ANPUH-DF (gestões 2020-2022 e 2022-2024). Foi também professor (2021-2024) do Programa de Pós-Graduação em História da UnB (PPGHIS), na linha de Ideias, Historiografia e Teoria. É um dos diretores do Lab-Mundi USP (Laboratório de Estudos sobre o Brasil e o Sistema Mundial, vinculado à Global History Network, da Harvard University), no qual coordena o núcleo de pesquisa “Iluminismo, Revoluções e História Intelectual”, e um dos diretores da Rede Brasileira de Estudos de História Moderna. É também membro dos seguintes grupos e redes: Genealogia das desigualdades: direitos e vocabulário político e moral das Luzes à Contemporaneidade (séculos XVIII-XX, sediado na UEMA); Grupo de estudos e pesquisa Intelectuais e Política nas Américas (FCHS- UNESP Franca); Thomas Paine Historical Association (EUA/ING) e da International Federation for Public History (IFPH). Sua pesquisa concentra-se no pensamento político e religioso na Inglaterra, França e América do Norte, na passagem do século XVIII para o século XIX. É autor de diversos livros acadêmicos, didáticos e paradidáticos, dentre os quais Revolução Francesa (Contexto, 2022) e Thomas Paine e a Revolução Francesa (Editora Fino Traço, 2023). Também trabalha há muitos anos com história pública e divulgação científica, sendo um dos criadores do Podcast e do Canal no Youtube “História Pirata”
 

Linha de Pesquisa

Ideias, Historiografia e Teoria;

Temas de interesse

História do Pensamento Político e Religioso; História das Ideias; Iluminismo; Revolução Francesa;

Principais publicações:

1) Livro:  Thomas Paine e a Revolução Francesa: Religião, Democracia e Justiça Social (1793- 1797). 1. ed. Belo Horizonte [MG]: Fino Traço, 2022. v. 1. 246p.

2) Livro: Revolução Francesa. 1. ed. Contexto, 2022. v. 1. 176p.

3) Livro:  Filosofia para Mortais – Pensar Bem para Viver Bem. 1. ed. São Paulo: Harper Collins, 2020. v. 1. 224p.

4) Capítulo de livro: A Revoluções Atlânticas: Estados Unidos e França. In: ARAÚJO, André de Melo; DORÉ, Andréa; LIMA, Luís Filipe Silvério; MACHEL, Marília de Azambuja Ribeiro; RODRIGUES, Rui Luis (orgs.). A Época Moderna. 1ed. Petrópolis: Vozes, 2024. Em coautoria com Marcos Sorrilha Pinheiro.

5) Artigo: O Apocalipse da natureza de Walking Stewart (1747-1822): Um excêntrico no Iluminismo? VARIA HISTORIA, v. 38, p. 125-160, 2022.

Grupos de pesquisa

1) Laboratório de História Social;

2) Laboratório de Estudos sobre o Brasil e o Sistema Mundial – Lab-Mundi);

3) Rede Brasileira de Estudos de História Moderna;

4) Genealogia das desigualdades: direitos e vocabulário político e moral das Luzes à Contemporaneidade (séculos XVIII-XX);

5) Grupo de estudos e pesquisa Intelectuais e Política nas Américas;

6) Thomas Paine Historical Association.

7) International Federation for Public History.

 

Pular para o conteúdo