Possui graduação em História pela Universidade Federal do Paraná (2005), bem como Mestrado (2007) e Doutorado em História (2015) pela mesma Universidade, além da especialização em Literatura Brasileira e História Nacional pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2009). Chefe do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB) durante os anos 2022 e 2023, reeleito para o mandato 2024/2025. Foi coordenador do Curso de História da Universidade de Brasília (UnB) entre os anos de 2019-2022, bem como é professor adjunto da mesma universidade, ministrando disciplinas de História do Brasil I, História Regional, História Social e Política do Brasil e Tópicos Especiais em História do Brasil. Membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS-UnB), integrante da linha de pesquisa História Social e suas múltiplas formas, ministrando disciplina de História Global, Seminário da linha História Social e suas múltiplas formas. É membro dos grupos de pesquisas do CPNq Centro de Documentação e Pesquisa em História CEDOPE (UFPR) e Justiças e Impérios Ibéricos de Antigo Regime – JIIAR (UFF). É organizador do livro ‘Futuro do Pretérito: o Brasil segundo suas constituições’ e da coletânea ‘O Paraná pelo caminho’: Histórias, Trajetórias e Perspectivas. Suas pesquisas se voltam para análise das trajetórias de agentes régios na América portuguesa, além de pesquisas quantitativas e qualitativas sobre a produção historiográfica a respeito de temas voltados ao ‘Brasil colonial’ nos periódicos científicos nacionais. Temas de orientação: História da América portuguesa; justiça e administração no Império colonial português; Trajetórias e biografias; Historiografia brasileira; Produção científica brasileira
 

Linha de Pesquisa

História Social e suas Múltiplas Formas;

Temas de interesse

História da América portuguesa; justiça e administração no Império colonial português; Trajetórias e biografias; Historiografia brasileira; Produção científica brasileira.

Principais publicações:

1) Livro: Dois espaços, diferentes caminhos: ações de ouvidores régios nas comarcas de São Paulo e de Paranaguá (primeira metade do século XVIII). 1. ed. Belo Horizonte: Fino Traço, 2022. v. 1. 300p.

2) Livro: Ouvidores régios e a centralização jurídico-administrativa na América: a comarca de Paranaguá (1723-1812). 1. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2017. v. 1. 289p.

3) Artigo:  Cargos e Sujeitos: uma reflexão sobre os agentes régios e distinção na América – Ouvidoria de São Paulo (1699-1720). DIÁLOGOS (MARINGÁ. IMPRESSO), v. 25, p. 192-211, 202.

4) Capítulo de livro: De ordenamento jurídico para estruturas administrativas: uma descrição das instituições centrais e periféricas da monarquia lusa. In: Arilda Arboleya; Hilton Costa; Jonas Wilson Pegoraro; Ana Lucia Pretto Pereira. (Org.). Futuro do Pretérito: o Brasil segundo suas constituições. 1ed.Curitiba: Appris editora, 2019, v. 1, p. 49-78.

5) Livro: O Paraná pelo caminho: Histórias, trajetórias e perspectivas. 1. ed. Curitiba: Máquina de Escrever, 2017. Coorganizado com Hilton Costa e Milton Stanczyk Filho.

Grupos de pesquisa

1) Centro de Documentação e Pesquisa em História CEDOPE (UFPR);

2) Justiças e Impérios Ibéricos de Antigo Regime – JIIAR (UFF);