Profa. Dra. Susane Rodrigues de Oliveira

Atendimento: agendamento por e-mail.

Resumo

Historiadora e Professora Associada na área de Teoria e Metodologia do Ensino de História do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB). É licenciada em História (1997) pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília. Possuí mestrado (2001) e doutorado (2006) em História pela UnB. Realizou pesquisas de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp (2018) e no Instituto de Investigaciones Feministas da Universidad Complutense de Madrid (Espanha, 2018-2019). Foi professora de História da América e de História da Educação em faculdades particulares do Distrito Federal, entre os anos de 2002 e 2009. Foi editora chefe da Revista história, histórias do Programa de Pós-Graduação em História da UnB, entre 2013 e 2016. É uma das coordenadoras do Laboratório de Ensino de História da UnB (LABEH). Atua também como professora/orientadora no Programa de Pós-Graduação em História da UnB, na linha de pesquisa História Cultural, Memórias e Identidades. É líder do Grupo de Pesquisa “Histórias do possível, histórias dissidentes: representações, subjetivação e resistência” que conta com a participação de estudantes da graduação, mestrado e doutorado em História na UnB. Suas pesquisas mais recentes versam sobre gênero, violência contra mulheres e ensino de histórias do possível na análise dos modos e processos de subjetivação que circulam nas narrativas históricas escolares. Temas de orientação: modos e processos de produção de subjetividades; Ensino de História (currículos, saberes docentes, livros didáticos e aprendizagens); Educação Antirracista e Antissexista; História das Mulheres e do Gênero; Interseccionalidades; Masculinidades; Teorias Feministas; Pensamento Decolonial; História Indígena; Crônicas Coloniais; América Pré-Colombiana e Colonial. É autora do livro Por uma História do Possível: Representações das Mulheres Incas nas Crônicas e na Historiografia, publicado pela Paco Editorial em 2012. É co-organizadora das coletâneas Mulheres e Violências: Interseccionalidades (2017), Relatos, análises e ações no enfrentamento da violência contra mulheres (2017) e Gênero, Subjetivação e Perspectivas Feministas (2019).
 

Linha de Pesquisa

História Cultural, Memórias e Identidades;

Temas de interesse

Representações, Gênero e Modos de Subjetivação; Ensino de História; História Indígena Pré-Hispânica, Colonialismo e Gênero.

Principais publicações:

1) Livro: Por uma história do possível: representações das mulheres incas nas crônicas e na historiografia. Jundiaí: Paco Editorial, 2012. 256p.;

2) Livro: Estudos Feministas e de Gênero: Articulações e Perspectivas. 1. ed. Florianópolis: Editora Mulheres, 2014. v. 1. 620. Coorganizadora com Cristina Stevens e Valeska Zanello.

3) Artigo: As crônicas coloniais e a produção de sentidos para o universo incaico e o passado das origens do Tawantinsuyo.. Revista de História (UFES), v. 20, p. 95-128, 2008.

4) Artigo: Ensino de histórias do possível sobre as mulheres na pré-história: livro didático, representações de gênero e modos de subjetivação. REVISTA HISTÓRIA HOJE, v. 13, p. 277-303, 2024.

5) Artigo: Violência contra mulheres nos livros didáticos de História (PNLD 2018). REVISTA ESTUDOS FEMINISTAS, v. 27, p. e58426, 2019.

Grupos de pesquisa

1) Laboratório de Ensino de História da UnB (LABEH);

2) Histórias do possível, histórias dissidentes: representações, subjetivação e resistência;

3) Grupo de Estudo e Pesquisa em Políticas Públicas, História, Educação das Relações Raciais e de Gênero (GEPPHERG).

Pular para o conteúdo