
O Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) tem a internacionalização como parte de sua identidade desde o início. A criação do programa foi fortemente orientada por relações internacionais, principalmente porque o departamento de história ao qual sempre pertenceu estava associado a renomados pesquisadores dessa área. Mais tarde, esses pesquisadores estabeleceram a área de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), que agora é um instituto independente.
Essa inclinação para a internacionalização se manteve presente no Programa de diversas formas, o que é esperado considerando sua localização geográfica e institucional. Sendo situado na capital do Brasil, a instituição está próxima ao corpo diplomático internacional representado em Brasília e às demandas de políticas públicas com alto impacto social. Isso cria inúmeras oportunidades de colaboração.
Nesse contexto, o PPGHIS está empenhado em: ampliar a internacionalização das disciplinas oferecidas, tanto em relação às referências bibliográficas quanto à interação com colegas de instituições estrangeiras; estabelecer novos acordos de cooperação; atrair estudantes e pesquisadores internacionais; receber professores visitantes com experiência internacional; fomentar a atuação de professores no exterior como visitantes ou pesquisadores; incentivar estágios de pós-doutorado no exterior; realizar atividades em línguas estrangeiras; integrar disciplinas, grupos e linhas de pesquisa em torno de problemáticas com diálogo internacional.